Faixas onduladas de concreto

Um urbanismo muito diferenciado e interessante são essas faixas onduladas de concreto armado que foram revestidas com pedra portuguesa. Possuindo desníveis de 0 a 50 cm de altura. Essa intervenção ocorreu na Praça da Liberdade em Belo Horizonte para uma requalificação do entorno dessa praça. Os autores do projeto foi o escritório de Arquitetos Associados que fez um estudo da largura e geometria de algumas vias, fazendo uma ligação entre área pública e o projeto viário. Algumas calçadas foram alargadas.
Foi utilizado pedra portuguesa vermelha para criar uma harmonia com o concreto avermelhado do piso da praça. Os bancos de concreto armado também foram revestidos em granito vermelho.
O objetivo do escritório era realizar um desenho urbano discreto.
O custo da obra foi de aproximadamente 260 reais\m².
No caso, retiraram um bolsão para estacionar que havia lá e fizeram uma área de lazer exclusiva aos pedestres.
Abaixo tem uma imagem do corte:




Um pouco da história, a Praça da Liberdade foi construída entorno de 1895, onde seriam construídos o Palácio do Governo e Secretarias de Estado. O estilo da praça era eclético com influência neoclássica. Com o passar do tempo, a praça foi recebendo o Edifício Niemeyer, Biblioteca Pública, Palácio Cristo Rei e a Rainha da Sucata.
A área construída é de 9,5 mil m². Projeto de 2008 e construção de 2010\2013. Os funcionários do escritório que se envolveram com esse projeto foram Alexandre Brasil, André Prado, Bruno Santa Cecília e Carlos Alberto Maciel.

Comentários

Postagens mais visitadas